sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

POESIAS DE GENTILEZA²¹³




(foto: Valéria Nunes)
(Performance baseada na vida e obra de José Datrino, o Profeta Gentileza)


Direção: Valéria Nunes e Diego Januário
Colaboração: Sirlene Gomes
Interprete-criador: Diego Januário
Texto: Diego Januário



Palavras do Performer

Para mim POESIAS DE GENTILEZA é um presente que Valéria me deu e que eu vou guardar para sempre. É um trabalho que eu não uso só no palco como na vida também, me fez mudar modos de agir, pensar, falar, enfim, completamente me transformou. A história de José Datrino, o Profeta Gentileza, é muito linda e muito louca e é essa coisa que eu gosto de passar ao publico. Engraçado que algumas pessoas, quando a gente abri para uma conversa sobre o trabalho, me perguntam se o personagem é louco ou se ele era ou se tornou assim, eu sempre peço para a pessoa se colocar no lugar e a questiono, será que ele realmente era louco, só por que fazia o bem? Ou somos nós os loucos por perder o nosso dia por conta de uma ligação não recebida? E isso é bacana por que as pessoas começam a se questionar também. Antes eu não sabia o quanto eu fazia o bem para algumas pessoas com esta apresentação , tem gente que depois me encontra e pergunta ¨Quando você vai apresentar de novo?¨ ,¨Eu estava tão mal naquele dia e você me fez ver o meu problema de outra maneira¨. Saca?! Isso é muito legal. Pretendo continuar com a performance até achar que ela é válida. O trabalho se estendeu de tal maneira que hoje algumas pessoas me dão o numero de telefones e eu ,quando penso numa delas, mando um SMS ou ligo pra saber como estão, fiz N amizades com isso e fazendo o bem eu fico bem é como o Profeta Gentileza sempre dizia: ¨QUEM NÃO VIVE PRA SERVIR NÃO SERVE PRA VIVER¨ e é essa a minha motivação maior de fazer Poesias de Gentileza.

Diego Januário

2 comentários:

  1. Muito bom Diego...quer unas aulas com vc...rsrs
    Texto muito bem elaborado..continua assim que sua estrela brilhará cada vez +.

    ResponderExcluir
  2. Também desejo vida longa à performance!!! Já estou seguindo o blog!
    Abração!
    :o)

    ResponderExcluir